Legislativo de Marechal Floriano realiza Sessão com duras críticas sobre condução do Poder Executivo

por Assessoria de Comunicação publicado 18/10/2021 16h06, última modificação 24/11/2021 11h02

Devido ao feriado do dia 12 de outubro, o Legislativo Florianense se reuniu, na noite da última quinta (14). No início dos trabalhos, o subsecretário estadual de infraestrutura rural, Rodrigo Vaccari, fez uma apresentação sobre os serviços de sua pasta no município e os programas em funcionamento na circunscrição estadual.

O tom dos discursos foi mais áspero que de costume. Houve muita reclamação com relação ao andamento das atividades do Executivo e a efetividade em realizar os serviços, que o cidadão necessita, em retorno aos impostos pagos. 

A não aquisição de veículos e tratores, por meio de recursos liberados pelo Governo Federal, também foi questionada e as cobranças seguiram, envolvendo outros assuntos de relevância para a comunidade. A realização de obras estruturantes consideradas urgentes pelos vereadores, como a construção de muros de arrimo e o tratamento de estradas rurais com o pavimento chamado de Revsol, tomaram conta do debate durante a Sessão.

 

Felipe Delpuppo (Rede)

Da Tribuna, o primeiro parlamentar a fazer o uso da palavra foi o representante da bancada da Rede Sustentabilidade, Felipe Delpuppo, que parabenizou ao Executivo pela construção de uma área de lazer infantil nas proximidades da estação e da praça principal da cidade. Nas proximidades, o vereador solicita uma academia popular.

Delpuppo apresentou dois projetos de Lei, sendo o primeiro que visa a implantação de política de combate à evasão escolar e, o segundo, se aprovado, tornará patrimônio cultural imaterial do município, a língua italiana.

 

Abrão Kiffer (PTB)

 

Abrão Kiffer (PTB) solicita à municipalidade que faça o custeio para a construção de fossas sépticas na comunidade de Alto Rio Fundo, para evitar que os rejeitos sejam lançados nos mananciais da região, o que prejudica o meio ambiente e a saúde das pessoas que consomem as águas dos afluentes e rios próximos a suas residências.

O petebista solicitou melhorias no manilhamento situado na região de Costa Pereira, próximo a antiga empresa Globoaves. Coquinho, como é conhecido, pediu calma aos moradores do interior com relação aos efeitos das chuvas. O parlamentar ressalta que as nascentes estão mais fortes após um período de estiagem e o setor competente estará realizando os reparos necessários nas estradas avariadas.

 

Natalino Bianqui (PRTB)

Natalino Bianqui (PRTB) fez uma análise crítica sobre o descarte de lixo em locais inapropriados e em vias públicas. Para solucionar tal problema de educação ambiental, o parlamentar sugere, ao município, que efetive a fiscalização e, ainda, crie um programa de educação ambiental e reciclagem, na rede de ensino municipal.

Bianqui solicita o desassoreamento de galerias e o desentupimento de bueiros, em várias localidades, além de manilhamento de águas pluviais, no Bairro Jarbinhas.

Em nova análise crítica, Bianqui trata como falta de vontade política, a falta de efetividade em solucionar alguns problemas antigos, como os muros de arrimo em locais de grande erosão, que oferecem risco ao tráfego de veículos em ladeiras. 

Outro fato citado é a falta da aplicação do material conhecido como Revsol nas estradas vicinais de Marechal Floriano. Em um comparativo, o vereador pontua que o município vizinho, Alfredo Chaves, tem aproximadamente 80 quilômetros de estradas com o pavimento aplicado, que proporciona uma vida útil de quatro anos, de acordo com o parlamentar.

 

Maylson Littig (PSB)

Maylson Littig (PSB) fez um breve relato sobre atendimento positivo prestado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG) ao município, trazendo benefício aos moradores das comunidades do interior.

Littig solicitou a adesão do município ao Pronaf, onde os produtores rurais fazem parte de cadastro e, através do registro de sua produção e movimentação de notas, recebem benefícios, como o atendimento de maquinário público, além do município poder receber, do Governo Federal, tratores e outros equipamentos agrícolas.

O socialista ainda indicou ao Executivo que realize regularização fundiária de forma mais abrangente no interior. Outro pedido, de sua autoria, demanda sobre a adequação e reforma de calçadas, proporcionando acessibilidade aos seus usuários, na sede do município.

 

Navar Boeno (PSB)

Para tirar a os jovens da ociosidade, Navar Boeno (PSB), sugere que a municipalidade construa um centro de referência da juventude, equipamento que poderia oferecer oficinas de teatro, aulas de modalidades esportivas e outras atividades culturais. Boeno também solicita a realização de um evento sobre empreendedorismo, que pode fomentar a atividade econômica no município.

 

Renato Werneck (PSDB)

Renato Werneck (PSDB) abordou sobre a segurança dos servidores públicos que atuam nos plantões do pronto atendimento municipal. O parlamentar cita o caso em que uma pessoa, acometida de surto psicótico, adentrou ao centro de saúde no horário noturno, o que reforça a situação de vulnerabilidade destes profissionais no local de trabalho. Ele solicita um vigilante para oferecer maior segurança na unidade, pois a integridade física do servidor é de responsabilidade da prefeitura.

Ainda no setor de saúde, Renato deu destaque ao trabalho do governo do Estado e do secretário, Nésio Fernandes. O vereador destaca o trabalho durante a pandemia de Covid-19 e o fato de, agora, os 78 municípios capixabas contarem com o atendimento das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O tucano também solicitou informações sobre a responsabilidade pela liberação de um evento tido como ‘baile funk’ em frente à estação e o uso da energia elétrica do espaço público. Werneck também ressaltou a importância dos novos empreendimentos a serem inaugurados, o que irá gerar novas vagas de emprego no município.

 

Dodô Krohling (Republicanos)

Dodô Krohling (Republicanos) fez reflexões sobre a gestão municipal, ao qual afirma cobrar por coisas simples, que se tornam complicadas. O republicano afirma que “tem hora que não vê as coisas acontecendo”, ao se referir a emendas parlamentares com valores liberados em 2019, sendo que os equipamentos ainda não foram adquiridos pela prefeitura.

Além das emendas liberadas ao município, por seus colegas de Plenário, junto a congressistas, em Brasília, que ainda não foram efetivadas, o vereador pontua que há o valor de R$ 900 mil para a compra de duas retroescavadeiras e um caminhão, que conseguiu em Brasília e, passados dois anos, ainda falta alguma ação no Executivo para efetuar tais aquisições.

Falta gestão, segundo o parlamentar. Além dos problemas citados, Dodô avalia como ‘politicagem’ o que acontece no poder público. Ele pontua que é preciso cobrar o bom uso dos recursos públicos e afirma que: “...muita gente ganhando salário em algumas secretarias, e a gente não vê ação”, reclama. 

Sobre o pedido do colega para a volta do Pronaf, o vereador avalia que o programa deve retornar, pois as máquinas não devem ser cedidas ao agricultor familiar por meio do que classifica como 'pedido político' e sim por um critério justo.

 

Cezinha Ronchi (PSDB)

O presidente da Casa, Cezinha Ronchi (PSDB), falou do planejamento para a implantação do programa de ‘compliance’, sendo a primeira Câmara do país a adotar os princípios de conformidade, com ética, respeito às normas e transparência.

O tucano agradeceu ao Executivo por ter atendido sua solicitação, através de Indicação datada de 13/07/21, onde pedia a construção de um parquinho para lazer infantil, ao lado da estação, na Sede do município e outro em Araguaya. O vereador afirmou esperar o mesmo equipamento nas comunidades do interior.

O presidente relatou que está sendo cobrado pela construção de cabeceiras de cimento em um bueiro - que oferece risco para os caminhões dos produtores rurais, na estrada que liga Santa Maria a Itacuruby. Ronchi reclama que já buscou solução junto ao chefe do Executivo e que não é atendido nas vezes em que demandou a realização do serviço. Se agravada a situação, o tráfego pode ser interrompido para os caminhões, alerta.

Em tom forte, Ronchi ressalta que a população está certa em cobrar do poder público. O vereador comparou que Alfredo Chaves tem suas estradas rurais com aplicação de Revsol e Marechal Floriano, segundo ele, nada’. O vereador reforçou que o morador do interior paga imposto e merece uma estrada decente. Para finalizar, o presidente cobrou, do chefe do Executivo, atendimento igualitário entre os vereadores.

🤝✍🏻 Fonte de divulgação da matéria e reportagem completa: www.noticiacapixaba.com

📷 (Fotos: Cícero Modolo e Daniel Soares - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES)