Câmara de Marechal Floriano adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC)

por Assessoria de Comunicação publicado 18/06/2021 13h42, última modificação 24/11/2021 11h02

O Presidente da Câmara de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi assinou o Ato da Presidência Nº 010/2021 para a adesão do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), na manhã desta sexta-feira (18), o Programa é coordenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e tem como objetivo, difundir a prática da prevenção à corrupção.

O Controle Interno do Legislativo Municipal será o responsável pelo preenchimento das questões e o acompanhamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, na plataforma e-Prevenção.

Para o Controlador Vaninho Stein, o programa é importante, pois permite maior transparência, norteando a melhora e o aprimoramento no que diz respeito ao cuidado com a execução das despesas públicas. 

 “O Presidente da Câmara Cezinha Ronchi sempre deixou claro que uma coisa que ele dá muita importância é a questão da transparência na gestão e absoluta abertura para que todos e a qualquer momento possam tomar conhecimento do que é feito aqui no Município”, destacou.

O PNPC é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com coordenação e execução pelas Redes de Controle nos Estados, patrocinado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), e conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Saiba Mais do Programa

O Programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação) e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

Por meio de uma plataforma de autosserviço on-line contínua, o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.

O Programa oferece ainda orientações, treinamentos, modelos e dispõe de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.

Mais informações: http://www.rededecontrole.gov.br/

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Câmara de Marechal Floriano

Cícero Modolo

(27) 99937-4530 - cmmfes@gmail.com