Câmara Municipal de Marechal Floriano acompanhou a conclusão e validação do Projeto de Missão de Pesquisa Técnica e Científica na Universidade Federal de Uberlândia (MG)
O Projeto de Missão de Pesquisa Técnica e Científica para a implantação de inhame (Colocasia Esculenta), originário de Municípios da Identidade Geográfica (IG), chegou na terceira e última etapa com a conclusão e validação no bioma Cerrado, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Uberlândia, Minas Gerais.
O Doutor em Agronomia e Professor de Ciências Agrárias, José Magno Queiroz Luz da Universidade Federal de Uberlândia (MG), foi quem recebeu o Pesquisador e Diretor Executivo da APISBES, Jandir Gratieri, o Presidente da Câmara Municipal de Marechal Floriano, Cezinha Ronchi além do representante da Fábrica da Yamo Distribuidora de produtos Agroecologia/Naturais, o Ceo Cairo Carvalho. Os encontros foram realizados nos dias 7 e 8 de junho, com uma programação bem extensa.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Cezinha Ronchi esse Projeto irá beneficiar a todos os Municípios que integram a IG. “Podemos destacar os resultados da Pesquisa Técnica Científica da Implantação do Inhame São Bento e Rochom no Bioma Cerrado, e o que esse Projeto poderá beneficiar a Agricultura Familiar de Marechal Floriano e outros Municípios componentes da Indicação Geográfica. Marechal Floriano é o terceiro produtor do Espírito Santo, concedemos uma entrevista juntamente com o Pesquisador e Agricultor Jandir Gratieri ao repórter Arcenio Correa da TV Integração, afiliada da Rede Globo Minas para o Programa MG Rural, foi muito importante destacar as possibilidades de abertura de novos mercados nacionalmente e até no exterior, possibilitando mais vendas do produto in natura ou desidratado, maior divulgação dessas cultivares a nível nacional, possibilidade de vendas de mudas certificadas, possibilidade da industrialização e abertura de novos mercados para subprodutos do inhame e possibilidade de implantação de unidades de processamento em parceria com a SEAG e Prefeituras”, destacou Cezinha Ronchi.
O Pesquisador e Agricultor Jandir Gratieri em sua fala destacou o dever cumprido da realização deste Projeto. “É muito satisfatório chegar nesse último estágio com o dever cumprido, na realização das três etapas desde a sua implantação de inhame (Colocasia Esculenta) das 2 cultivares Rochom e São Bento no bioma Cerrado até hoje com a palestra do Panorama do Inhame no Brasil até a colheita com a avaliação da produtividade do inhame e a validação nas condições do bioma Cerrado. A entrevista para a TV Integração, afiliada da Rede Globo Minas para o Programa MG Rural, foi o momento do reconhecimento nacional”, explicou Jandir Gratirei.
Programação:
No dia 7, iniciou com abertura com a Palestra sobre o Panorama do Inhame no Brasil com o Pesquisador e Agricultor Jandir Gratieri, na classe do curso de Agronomia da Universidade UFU, após o almoço os professores, estudantes e técnicos da universidade foram no setor de olericultura da Fazenda do Glória, da UFU, para a realização da Colheita de avaliação de parcelas das 2 cultivares Rochom e São Bento. Lá durante a colheita foram abordados variados temas sobre a cultivar, entre os aspectos a serem avaliados, avaliação da capacidade vegetativa e manejo adequado na colheita. Durante a colheita estiveram presente a TV Integração de Uberlândia afiliada da Rede Globo onde produziu uma reportagem especial para o programa MG Rural que é apresentado pelo Repórter Arcenio Correa que realizou entrevistas aos representantes do Projeto de Pesquisa Técnica e Científica.
Na ultima programação do dia, foi realizado a visita a fábrica Yamo de subprodutos a base do inhame, na visita foram apresentados novos produtos a base do inhame e a degustação, os produtos apresentado foram sorvetes, picolés, Chips e bebida de estrado de inhame e outros alimentos. O Extrato de Inhame dos produtos produzidos aqui são originário de Municípios da Região Serrana do Espírito Santo que tem possibilidade de ampliação de novos negócios gerando mais empregos e renda com a valorização da Agricultura Familiar. Marechal Floriano é o terceiro produtor do Estado. Essa empresa visa ampliação do mercado consumidor até no Exterior.
Para o dia 8, o dia iniciou mais cedo com a classificação e pesagem das 2 cultivares do inhame (Colocasia Esculenta), que foram colhidos no setor de olericultura da Fazenda do Glória, da UFU, foram avaliados a produtividade do inhame e a validação nas condições do bioma Cerrado, os resultados serão divulgados de forma oficial pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais.
Após a pesagem foi avaliado o paladar das duas cultivares que foram cozidas ali mesmo no campus da UFU, o Pesquisador e Agricultor Jandir Gratieri foi quem realizou o procedimento de cozimento rudimentar sem nenhum tipo de tempero, o procedimento do cozimento durou cerca de 10 minutos.
Por fim aconteceu uma reunião no auditório do hotel para uma explanação total dos trabalhos realizados no Projeto de Missão de Pesquisa Técnica e Científica e aproveitando o Presidente da Câmara Municipal, Cezinha Ronchi convidou o Doutor em Agronomia e Professor de Ciências Agrárias da UFU, que também é pesquisador de olericultura, José Magno Queiroz Luz, para palestrar na Câmara Municipal de Marechal Floriano no evento que será realizado a Semana Municipal do Inhame.
O projeto visa valorizar a cadeia produtiva do inhame em Marechal Floriano e em toda região de abrangência Indicação Geográfica (IG) do inhame capixaba. De acordo com os organizadores, a iniciativa vai ampliar oportunidades de negócios, gerando emprego e renda, levando aos Municípios um intercâmbio com a universidade mineira.
VARIEDADES – As duas cultivares de inhame (São Bento e Rochom), que são devidamente registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), são produzidas intensamente nos Municípios de Alfredo Chaves, Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta, que integram a área de abrangência da IG.
✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Foto: Cícero Modolo / Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES