Câmara implanta o Projeto Câmara sem Papel

por Cicero Modolo publicado 20/01/2022 17h49, última modificação 20/01/2022 17h50

A Câmara Municipal de Marechal Floriano dará início a um importante programa para diminuir o uso de papel e gerar economia para a Casa Legislativa. O projeto Câmara Sem Papel é um conjunto de iniciativas que visam a contenção de gastos desnecessários e a adoção de práticas ecologicamente corretas no legislativo, trazendo celeridade, transparência e economia.

O objetivo é tornar os processos mais inteligentes e céleres, deixando a administração mais sustentável e econômica. Tal iniciativa permitirá, ainda, durante a pandemia da COVID 19, que a câmara continue ativa com a tramitação da produção legislativa e administrativa no processo eletrônico e colaborando com a preservação da saúde de todos.

O novo serviço de processo eletrônico em breve estará disponível para todos no site e app, de modo que qualquer cidadão pode acompanhar, em seu computador ou dispositivo móvel, a tramitação dos projetos em tempos real e visualizar o processo na íntegra com todos os documentos. É a Câmara de Marechal Floriano dando mais um passo para o futuro.

Saiba mais:

Economia- Com a implantação do sistema Câmara sem Papel, a Câmara Mu-nicipal de Marechal Floriano passa a permitir que todas as fases dos proces-sos legislativos (acompanhamento da tramitação) sejam realizadas de forma eletrônica, garantido a segurança da informação, se utilizando do sistema de uso de assinatura digital e conseqüente redução do consumo de papel e sua impressão.

Autenticidade- A assinatura digital serve para assinar qualquer documento eletrônico. Tem validade jurídica inquestionável e equivale a uma assinatura de próprio punho. É uma tecnologia que utiliza a criptografia e vincula o certi-ficado digital ao documento eletrônico que está sendo assinado. Assim, dá garantias de integridade e autenticidade.

Tudo eletrônico- Com a assinatura digital, a Câmara Municipal de Marechal Floriaano eliminou o processo manual de coleta de assinaturas, as remessas de documentos legislativos que eram de forma física, passaram a ser digitais, reduzindo custos, simplificando os processos e agilizando de forma substan-cial a formalização dos documentos.
Vantagens:

Redução de custos – Com tramitação de documentos, impressão de papel (toner, tinta e energia para funcionar a impressora), guarda física (armazena-mento, arquivos, cofres e outros) e gestão de documentos (controle, consulta, vigência, auditoria, localização e recuperação).

Mobilidade, agilidade e simplificação – Com uso do certificado digital, é pos-sível assinar um processo ou qualquer documento, a qualquer hora.

Segurança – Autenticidade, integridade, não-repúdio, confiabilidade, impossi-bilidade de retroagir no tempo, minimização de fraudes e infra-estrutura de tecnologia de última geração.

✍🏻 📷 (Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floria-no - ES).