Câmara de Marechal Floriano recebe selo Prata por excelência em transparência pública
A Câmara Municipal de Marechal Floriano conquistou o Selo de Qualidade faixa Prata, Índice de Transparência do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), com a classificação de transparência concedida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
O reconhecimento, resultado do ciclo 2024 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), reflete o empenho da Câmara em manter suas informações acessíveis ao público. A Câmara obteve um índice de 80,34% em transparência no portal institucional, o nível de transparência geral dos critérios essenciais é de 100%. Avaliação é feita a partir de consultas nos portais oficiais dos Legislativos Municipais. Além disso, a Câmara Municipal ficou na média nacional no âmbito do Poder Legislativo. O levantamento nacional da transparência foi realizado pelo Sistema Tribunais de Contas, no período de maio a novembro deste ano.
O Presidente da Câmara Municipal, Cezinha Ronchi, ressaltou que o reconhecimento recebido é fruto de uma gestão pautada na seriedade e na responsabilidade desde o início do seu mandato. “Assumir a administração do Poder Legislativo exige responsabilidade e transparência. Trabalhamos para garantir boas condições de trabalho aos servidores desta Casa de Leis, além de investirmos fortemente em capacitação. A transparência é fundamental para que os recursos públicos possam ser transformados em serviços de qualidade para a população. É recompensador receber esse reconhecimento no meu último ano como presidente desta Casa de Leis”, afirmou Cezinha Ronchi.
A apresentação dos resultados ocorreu na quarta-feira (13), durante o Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), em Foz do Iguaçu, Paraná.
Para Cezinha Ronchi enfatiza que manter o portal da Câmara Municipal atualizado é essencial para fortalecer o controle social, permitindo que os cidadãos acompanhem e fiscalizem os atos e contas públicas.
O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) é coordenado pela Atricon e executado em parceria com Tribunais de Contas de todo o país, visando padronizar e promover transparência nos órgãos públicos.
A iniciativa inclui três etapas principais: avaliação dos portais de transparência, validação dos resultados pelos Tribunais de Contas e garantia da qualidade do processo de levantamento dos dados. A qualificação final é atribuída a unidades que superam 75% em transparência.
Para mais informações sobre seu Município acesse:
https://radardatransparencia.atricon.org.br/panel.html
https://radardatransparencia.atricon.org.br/radar-da-transparencia-publica.html
✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Cícero Modolo.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.