Câmara de Marechal Floriano inaugura quadro que retrata a origem do município

por ASCOM2526 publicado 31/12/2024 17h22, última modificação 10/01/2025 10h30

Na última segunda-feira (30), a Câmara Municipal de Marechal Floriano inaugurou um quadro histórico que retrata o início da formação territorial do município. Exposto no Espaço Empreendedor da Câmara, o quadro ilustra o processo de ocupação do território, inicialmente denominado "sertão", ao longo dos séculos, destacando as diversas etnias que marcaram sua história. O evento contou com a presença dos membros da Afhal (Academia Florianense de História, Artes e Letras "Flores Passinato Kuster").

O quadro apresenta as diferentes etnias que passaram por Marechal Floriano, incluindo portugueses, suíços, alemães, franceses, italianos, austríacos, luxemburgueses, negros, poloneses, além das tribos indígenas Botocudos e Puri. Enquanto os Botocudos viam a região como um espaço de passagem, os Puri Coroado a utilizavam como ponto de ocupação eventual. A presença de desbravadores e jesuítas também é destacada, evidenciando suas atividades de catequese.

Esse longo período histórico, que se estende desde a pré-história até 1862, ano da fundação oficial da Vila Nacional do Braço do Sul, integra um movimento territorial mais amplo, inserido no processo de ocupação do solo capixaba. A evolução de Marechal Floriano é singular, caracterizada por um complexo processo de aglutinação, com áreas que, ao longo do tempo, pertenciam a diversos municípios, como Vitória, Guarapari, Benevente, Anchieta, Alfredo Chaves, Viana, Santa Isabel e Domingos Martins.

O quadro também ressalta a importância da imigração para a formação do município. Embora a colonização não tenha sido realizada exclusivamente por imigrantes, muitos nacionais participaram desse processo. Marechal Floriano tem, portanto, uma forte ligação com o movimento imigratório do século XIX, que trouxe europeus, especialmente germânicos e italianos, e que desempenharam papel fundamental na construção da cidade como a conhecemos hoje.

Durante a cerimônia, também foi inaugurado um artefato indígena, pertencente aos povos Puri Coroado e/ou Botocudos. O objeto foi encontrado pelo arqueólogo Celso Perota em 25 de maio de 2021, durante uma expedição arqueológica liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Cezinha Ronchi, na região de Santa Maria de Marechal. O artefato, feito de pedra, era utilizado para triturar alimentos e grãos e foi descoberto na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, um importante ponto turístico de Marechal Floriano.

 ✍📷 Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano