Sala do Empreendedor de Marechal Floriano passa a oferecer serviços da Receita Federal
A Prefeitura de Marechal Floriano tem melhorado cada vez mais o atendimento aos microempreendedores individuais (MEI) na Sala do Empreendedor, que realiza serviços exclusivos, além de processos de aberturas, regularização e baixa de empresas. A ação é uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES). Neste ano, os serviços já chegaram a 250 pessoas atendidas.
Na manhã de ontem (16), foi realizado a assinatura do convenio do 50º Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal. Durante a solenidade, ocorreu a inauguração oficial da Sala do Empreendedor, apesar de o local já funcionar desde o último ano. A cerimônia de ontem foi promovida pela Prefeitura, com apoio do Sebrae/ES, da Receita Federal/ES e da Câmara de Marechal Floriano.
O local é uma das soluções do Programa Cidade Empreendedora, que visa orientar micro e pequenos empresários na melhoria da gestão de seus negócios e facilitar a abertura de novas empresas. A Sala do Empreendedor fica localizada na Rua Belarmino Pinto, 166, Edifício Braço Sul, 5º andar.
Em seu discurso, o prefeito João Carlos Lorenzoni, o Cacau, destacou a satisfação em entregar a sala aos munícipes. “Gostaria de agradecer a participação de todos nessa solenidade. Nós sabemos da importância que esta sala tem para os empreendimentos do nosso município, isso possibilita ainda mais o nosso desenvolvimento, trazendo qualidade de vida e bem-estar aos nossos cidadãos”, afirmou o prefeito.
O presidente da Câmara Municipal, o veereador Cezinha Ronchi, citou o empenho da Administração. “Parabenizo o prefeito Cacau Lorenzoni, por toda dedicação e empenho na inauguração da Sala do Empreendedor, tão necessária e relevante para a comunidade Florianense. Enquanto presidente da Câmara, juntamente com os demais vereadores, apoiamos a criação desta Sala, por meio de doações de equipamentos como computadores e impressora”, informou Cezinha.
“Mais uma vez retornamos a Marechal Floriano para cumprir uma etapa da Sala do Empreendedor. Devagarzinho nós estamos implantando vários programas e agora com uma parceria também com a Receita Federal. Fizemos um convênio com a Prefeitura e esta fluindo normalmente”, destacou o diretor de atendimento do Sebrae/ES, José Eugênio Vieira.
“Nós temos a honra de comparecer na inauguração da Sala do Empreendedor porque é um momento muito especial, pois estamos inaugurando também o 50º Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal. Essa parceria com os municípios e com as várias instituições, como o Sebrae/ES, é importantíssima para nós porque é uma forma de nós ramificarmos a forma de atendimento e estarmos próximos do contribuinte. Muito obrigado a todos”, pontuou o delegado adjunto da Receita Federal, Leonildo Soares,
Acesse o link para assistir ao vídeo da cobertura do evento:
https://www.youtube.com/watch?v=6I6b5toH2sk
“A Sala do Empreendedor garante o apoio aos empreendedores com todas as normas e leis. Nosso objetivo é tornar esta sala um centro de referência para os atuais ou futuros empreendedores da região”, disse a gestora Estadual da Sala do Empreendedor, Renata Braga Rodrigues.
O vice-prefeito João Cabral Rodrigues Cancellieri, o Cabral, os vereadores Navar Boeno, Felipe Del Puppo, Renato Werneck e Natalino Bianqui, também fizeram uso da palavra e destacaram o trabalho da Prefeitura em relação aos investimentos em setores diversos do município.
Também participaram do momento os secretários municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juarez José Xavier; de Esportes, Cláudio Lobo; de Finanças, Joelma Cosmo; de Planejamento e Gestão Estratégica, Eliete Wassem; o subsecretário de Administração, Adenilton Nepomuceno e a agente municipal de Desenvolvimento, Sonia Werneck.
O evento reuniu importantes nomes da administração do Sebrae/ES, como a gerente da Unidade Regional Serrana, Patrícia Cangussu; os analistas Wagner Falqueto e Rafaela Caliman, além do delegado da Receita Federal, Eduardo Augusto Roelke e o auditor e delegado adjunto da Receita Federal, Leonildo Soares.
Prosseguindo a cerimônia de inauguração, os convidados degustaram um café com produtos selecionados e premiados de empreendedores das montanhas capixabas, como cafés especiais, bolos, tortas e biscoitos caseiros.
O que é o Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal?
Agora o município possui um local destinado aos serviços de atendimento da Receita Federal. O lançamento do PAV surgiu por meio de cooperação técnica entre a Prefeitura de Marechal Floriano e a Receita Federal, com intuito de facilitar o acesso dos serviços prestados pela Receita Federal aos cidadãos.
Os principais serviços são: cadastros de CPF, CNPJ, imóvel rural, obras, CAEPF; emissão de documentos de arrecadação como DARF, GPS e DAS; autoatendimento orientado; cópia de declaração; protocolo de documentos; consulta de pendência fiscal; entre outros.
✍ Texto: Cícero Modolo / 📷 Fotos: Cícero Modolo.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.