Dia Nacional do café: Cafeicultura em Marechal Floriano abrange mais de 600 famílias
Neste dia (24), é comemorado o Dia Nacional do Café. A data marca o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do Brasil e relembra o começo das grandes plantações cafeeiras no país, fato que representa um importante período histórico, colabororando para o desenvolvimento da economia brasileira.
Para o estado do Espírito Santo, a cafeicultura é um fator de grande importância na geração de renda e emprego para todos os 78 municípios capixabas, que juntos tem a produção média anual de café Conilon e Arábica estimada em mais de 15 milhões de sacas para a safra de 2023.
A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca (SEAG) lançou nesta segunda feira, (22), o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo dando assim, prioridade para este segmento tão importante para o estado.
Não sendo diferente, em Marechal Floriano, o grão é um dos principais fatores na movimentação de sua economia, gerando mais de R$50 milhões por ano, graças as mais de 600 famílias produtoras de café na região.
A cultura do café em Marechal Floriano, ocupa aproximadamente, 3.400 hectares, com uma produção de 50 mil sacas beneficiadas. Porém, Cesar Abel Krohling, Engenheiro Agrônomo e pesquisador do escritório do Incaper de Marechal Floriano, informa que ainda a algumas mudanças a serem feitas na área. “Temos alguns desafios, como diminuir o custo da mão de obra e aumentar ainda mais a produtividade e a qualidade dos cafés. Nos últimos anos, Marechal Floriano teve destaque estadual e nacional nos concursos de qualidade de café arábica com várias premiações, o que propiciou oportunidades de comercialização, principalmente para os cafés especiais, explicou o extensionista e pesquisador.
Ainda segundo Cesar Abel Krohling, o consumo de cafés especiais cresce 15% ao ano, enquanto o consumo mundial dos cafés comuns cresce de 2% a 3%. “O Brasil tem uma diversidade de regiões produzindo tipos variados de cafés e que tem também preços diferentes pelo tipo e pela sua região de origem. Conforme a região e as condições climáticas locais, principalmente a altitude, são evidenciados os aromas e sabores dos cafés”, finalizou.
Pela qualidade que apresenta, o café da região circula por todos os cinco continentes, sempre fazendo sucesso e tendo reconhecimento entre os consumidores que crescem em todo o mundo.
✍📷 Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano – ES.