17ª Caminhada do Imigrante em Santa Maria de Marechal
Um percurso, que antigamente fora realizado por imigrantes europeus, entre os municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano, na Região Serrana do Espírito Santo, foi refeito no sábado (05), na 17ª Caminhada do Imigrante. Muitas pessoas participaram da caminhada de 23 km, que acontece anualmente, como parte da programação da Festa do Café, que acontece em Santa Maria, distrito de Marechal Floriano.
A proposta da caminhada é convidar capixabas a conhecerem o caminho percorrido pelos primeiros imigrantes alemães que passaram pela comunidade de Santa Úrsula, em Domingos Martins, até Santa Maria de Marechal. O ônibus saiu de Santa Maria por volta das 6h, levando os moradores da região até o ponto de partida da caminhada.
Como os organizadores da caminhada visaram ajudar socialmente e não o lucro, para os participantes efetuarem a inscrição a fim de participarem da caminhada, bastou que levassem dois litros de leite que foram doados ao Hospital de Domingos Martins.
Os participantes se concentraram na comunidade de Santa Úrsula, em Soído de Cima, Domingos Martins, às 7h e puderam se preparar antes do longo percurso, tendo o suporte do carro de apoio durante todo o trajeto.
Após aproximadamente três horas de caminhada, se iniciou um trecho de 300 metros, quando os participantes deixaram a estrada principal e entraram em uma trilha no meio da mata, momento esse em que puderam aproveitar as belezas naturais, assim como a paisagem privilegiada da região.
IMIGRAÇÃO- No ano de 1879 os descendentes alemães desembarcaram no porto de Vitória, subiram próximo ao rio Jucu e chegaram onde hoje é o distrito de Santa Isabel, em Domingos Martins. Depois, um grupo foi até a localidade de Soído de Cima, onde fica a comunidade de Santa Úrsula, e de lá seguiram com destino a desbravar uma nova região.
Passaram por Soído de Baixo, onde fica hoje a comunidade de Nossa Senhora Auxiliadora, e subiram por uma trilha ate chegaram a Alto Rio Fundo. De lá passaram por uma trilha, que hoje é o Vale do Huber, até chegarem a Santa Maria, onde desbravaram e fundaram a comunidade de São José, onde acontece a Festa do Café.
✍🏻 (Texto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES), 📷Fotos: Divulgação