Em Marechal: Câmara aprova cessão de notebooks e plano de internet para professores da rede municipal de ensino
Na noite desta terça (13) o parlamento florianense se reuniu na 12ª Sessão Ordinária, no Plenário Pedro Schunk. Durante os trabalhos, os representantes do cidadãos apresentaram e aprovaram projetos de Lei, indicações e requerimentos de interesse da comunidade. Foi aprovada ainda, uma resolução da Mesa Diretora, que autorizou a devolução de recursos financeiros à prefeitura, no valor de R$ 50 mil.
O Plenário aprovou PL 074/2021, de autoria do Executivo, que concede um notebook e auxílio financeiro mensal para os professores da rede municipal de ensino pagarem um plano de internet em suas residências.
Da Tribuna, Felipe Delpuppo (Rede) agradeceu ao prefeito por ter atendido ao pedido de pavimentação na Rua Clóvis Lemos, no bairro Santa Rita. O parlamentar também solicita que sejam atendidos, pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), a comunidade de Alto Marechal e a Rua Theobaldo Rupf. Com a iniciativa do Executivo, de incentivo ao magistério para a inclusão digital, o parlamentar avaliou como acertada a ação da municipalidade.
Renato Werneck (PSDB) criticou a situação das faixas de pedestres no município e o serviço de transporte de pacientes por ter ficado sem dois veículos, que se envolveram em acidentes. Em sua avaliação, Renato pontua que os pedestres ficam em situação de insegurança e os pacientes sem ter como se deslocarem às unidades de atendimento na região metropolitana.
O tucano apontou a necessidade de ampliação do quadro técnico em tecnologia da informação, pois há apenas dois profissionais para atenderem a todas as repartições da prefeitura.
Abrão Kiffer (PTB) fez um relato sobre o acúmulo de lixo, que é lançado no leito do Rio Jucu Braço Sul. Com a queda de árvores durante o vendaval, ocorrido no final do mês de março, a situação se agravou e os moradores reclamam de mal cheiro com o lixo preso entre a vegetação. Kiffer solicitou ao Executivo o trabalho de limpeza no manancial.
Coquinho, como é conhecido, também fez indicações, onde demanda a troca de iluminação na Rua Henrique Miguel Trarbach e o recapeamento da estrada que liga a Rodovia BR-262 à comunidade de Rio Fundo.
Natalino Bianqui (PRTB) mostrou preocupação com o setor de turismo do município, oportunidade em que indicou a impressão e distribuição de cartilhas informativas. Em convergência com o tema, Bianqui solicitou ao Executivo que realize a roçagem e a limpeza dos trilhos da linha férrea, ao longo do perímetro municipal, pois há a prática de turismo de aventura e moradores locais que realizam passeios pela via, que necessita desta manutenção.
Navar Boeno (PSB) apresentou Projeto de Lei em que insere o prato denominado de ‘arroz do Marechal’ como prato típico da culinária da cidade. Na intensão de abrir vagas de emprego, O socialista indicou ao prefeito que realize um programa de incentivo fiscal para empresas que tenham a intenção de se instalar em Marechal Floriano.
Dório Braun (Rede) indicou a abertura das curvas na Rodovia Francisco Stöckl, em Santa Maria. Há uma preocupação do parlamentar com o perigo de acidentes quando veículos de pequeno porte, ao passar em curvas, por carretas conhecidas como ‘Romeu e Julieta’, precisam sair da faixa de rodagem, que não possui acostamento.
Braun sugeriu a municipalidade que realize a atualização do cadastro de imóveis, situados em zona urbana, no interior, que não contribuem com IPTU, para uma melhor capacidade de arrecadação para a prestação dos serviços municipais àquelas localidades, como a coleta do lixo doméstico.
Cezinha Ronchi (PSDB) pontuou que o distrito de Araguaya necessita de maior aporte de energia elétrica. Com o início de operação de um novo supermercado na comunidade, essa necessidade se tornou mais urgente. O tucano sugeriu ao prefeito que utilize os recursos oriundos da cobrança de iluminação pública para a ampliação da tensão da rede elétrica na avenida principal, onde há muitas residências e comércios.
Projeto de Lei, de sua autoria, visa lançar campanhas educativas, no âmbito da Casa de leis, para conscientizar sobre a defesa dos animais e denúncias contra maus-tratos aos ‘pets’. O presidente do Legislativo pediu a retirada de um poste, que está no meio da rua e a construção de um parquinho para o lazer de crianças em sua comunidade.
Fonte de divulgação da matéria e reportagem completa: www.noticiacapixaba.com
📷 (Fotos: Cícero Modolo e Daniel Soares - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Marechal Floriano - ES)