Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Notícias / Vereadores de Marechal Floriano debatem direitos dos servidores públicos

Vereadores de Marechal Floriano debatem direitos dos servidores públicos

por Gibran S. Christo publicado 12/07/2017 15h17, última modificação 12/07/2017 15h17

A 10ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Marechal Floriano na última terça-feira (20), foi com vários pedidos de vereadores ao Executivo, que também recebeu elogios e agradecimentos pela forma que tem atendido os encaminhamentos e demandas da Casa.

 

Sobre o plano de carreira dos servidores municipais, que deve entrar, em breve, em discussão no Legislativo, Ubaldino Saraiva (PV) enfatiza que os parlamentares devem discutir para saber o que o município pode realmente conceder a categoria. “Venho pedir ao prefeito, dentro daquilo que cabe fazer e o que é justo”, pontua

O verde encaminhou oficio para a Polícia Rodoviária Federal sobre o impasse que existe com relação ao estacionamento na Avenida Arthur Haese. Os patrulheiros aplicam muitas multas, que prejudicam o comercio e o motorista, que ganha pontos em sua CNH. Em resposta, a PRF afirmou ser de responsabilidade do DNIT a tomada de tais medidas. O vereador procurou o órgão publico, que por sua vez, afirmou que a prefeitura tome as providências, elaborando um projeto de estacionamento naquela via. “Estou aguardando o prefeito para elaborar essas medidas para a região”, afirmou Saraiva.

 

A 4ª Favessu ocorre em venda nova neste ano, neste sentido, Ubaldino ressalta que a avicultura é de extrema importância para a cidade, por este motivo fez uma moção aos membros da associação de avicultura de Marechal Floriano. “A avicultura é quem segura à economia de Marechal Floriano, então é com muita honra que estou dando esta moção para estas pessoas que movimentam milhares de empregos diretos e indiretos”, afirma. “O agronegócio brasileiro está segurando o PIB deste país e, no município, é o setor rural. Temos mais de mil hectares de banana da terra e essa produção depende do esterco de frango”, concluiu.

 

Renato Werneck (SD) criticou a nova sinalização horizontal no centro da cidade, que virou motivo de discórdia entre motoristas, comerciantes e pedestres. Como exemplo, citou a sinalização conhecida como ‘olhos de gato’, instalados em frente a um supermercado próximo a Câmara. “Se passar um veículo de carga e estourar um pneu, atingindo uma criança ou adulto, ocorre um acidente de graves proporções. Da mesma forma no supermercado em frente à praça principal, os carros estacionados tem que passar por cima dos ‘olhos de gato’ ao sair da vaga e isso trava o trânsito”, reclama o vereador.

Por ser servidor público, Werneck defendeu que a representante do sindicato se reúna com os vereadores, o procurador da Casa e advogados para tomar melhor conhecimento das decisões quanto às discussões nas Comissões, sobre o estatuto dos servidores. Renato também defendeu que os funcionários do Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva, também conhecido como ‘policlínica’, preparem suas refeições dentro da unidade de saúde.

 

O parlamentar enfatiza que há quatro anos, vem pedindo alimentação para os funcionários da Policlínica, pois segundo ele, em outros municípios onde há atendimento em plantão de 24 horas, existe alimentação. O vereador afirmou que os funcionários foram proibidos pelo subsecretário de saúde de preparar refeições dentro da unidade. “... Foi proibido fazer um ‘arroz com ovo’ dentro da Policlínica, que é o que dá pra comer, um ‘arroz com ovo’...”, reclamou.

 

O vereador Stein concedeu uma Moção aos funcionários do Sicoob, pelos 18 anos de serviços prestados ao cidadão e ao empreendedor de Marechal Floriano. 


Diony Stein (PMDB) agradeceu ao prefeito Cacau Lorenzoni pelo atendimento aos pedidos de obras, como na Rua Waldemar Mees, com reforma de calçada e lâmpadas de LED. Foi um pedido meu e do vereador Renato. O trânsito ficou melhor, com calçada cidadã e deu outro visual para o local. A reforma do parquinho infantil, onde o ver Cabral também havia pedido também foi realizada. “Hoje vemos ver as crianças brincando naquele espaço. O importante não é quem pediu e, sim, ver a obra realizada”, comemora.

 

O peemedebista também agradece ao secretário de Interior e Transportes, Coquinho Kiffer, pelo cascalhamento de várias estradas, como a estrada que vai até o clube Show Haus e família Puppim, assim como no Recreio Ponto Alto, onde foi feito solicitação junto ao vereador Felipe. Diony e o vereador Cezinha irão realizar uma Audiência Pública sobre o trânsito e convoca a todos os moradores e comerciantes para debater o assunto.

 

João Cabral (PSDC) repetiu que, com ajuda de recursos estaduais, a escola Emílio Oscar Hülle está sendo reformada. Com bom trânsito entre a gestão estadual, o democrata cristão solicitou a reforma da Policlínica, que foi construída pela ex-prefeita Eliane Lorenzoni e passou, segundo ele, quatro anos da gestão passada se deteriorando e, no momento, precisa de alguns reparos e manutenção.

O vereador repercutiu sobre as mudanças no trânsito, que estão recebendo muitas críticas de motoristas e pedestres. Ele sugere que a municipalidade, junto à companhia de transporte ferroviário, faça uma realocação dos trilhos para possibilitar um estacionamento de maior porte, o que desafogaria o trânsito.  Sobre a gestão, afirmou que em seis meses, a cidade está com uma nova cara. Antes, parecia uma cidade abandonada e em pouco tempo vê resultados, como a reforma da creche, do posto de saúde e parquinho infantil, ruas pavimentadas e as calçadas feitas, além da limpeza do rio, que passou quatro anos sem acontecer.

 

O Projeto de Lei na área da educação de autoria do Vereador Cabral, que foi aprovado por unanimidade e, se o município colocar em prática, serão doados materiais escolares a estudantes carentes. As empresas do município poderão arcar com a despesa da confecção, podendo exibir suas propagandas nas mochilas. O vereador afirmou que o pacto pela educação vai elevar o aprendizado nas escolas municipais, resultando em melhores índices educacionais a favor da formação dos futuros cidadãos.

 

Vereador Dodô, concede Moção à organização do evento de MotoCross. “Este evento gera renda e movimenta a cidade com projetos esportivos que dão trabalho realizar, porém trazem bons resultados para nós, moradores de Marechal Floriano”. Moção também teve a participação do vereador Diony Stein

Dodô Kröhling (DEM) elogiou a equipe do Sicoob pelos seus 18 anos, como um exemplo de bom trabalho. Sobre o evento de motos, o vereador destacou o trabalho da organização do evento, que já está em sua segunda temporada e movimenta o município com mais de uma centena de participantes.

 

Sobre seu trabalho no Legislativo, o demista relata que elogia as boas coisas que estão acontecendo na cidade, porém não abre mão de sua obrigação de fiscalizar. Ele questiona o valor de cerca de R$ 280 mil pra reforma da creche Vovó Fernandina e não concorda que este valor seja real. Assim como outras contratações em que não pode ver placa, homens trabalhando e todos os serviços feitos especificados o parlamentar reafirma que estará fiscalizando os gastos de recursos públicos pelo Executivo.

 

Com o projeto de ‘Tribuna Acadêmica’ no Legislativo, Marechal Floriano será a segunda cidade capixaba onde os universitários poderão apresentar iniciativas de políticas públicas para serem implantadas no município. Cezinha Ronchi foi convidado a ir conhecer o projeto na capital e afirmou que no município há grande quantidade de estudantes nas faculdades que poderão contribuir para o Legislativo com suas idéias.

Sobre a avicultura, Ronchi lembra que Rio Fundo é o berço da criação de frangos. Em Soído de Baixo, há a escola Flores Passinato Kuster com pendências e a comunidade escolar poder desfrutar daquele espaço, que ficou uma obra de grande porte. Cezinha lembrou que há uma quadra de esportes na comunidade que está com a obra parada por vários mandatos.

 

O aniversário do Esporte Clube Araguaia vai constar no próximo ano no calendário de festividades do município. Em Araguaia, o parlamentar está colaborando com a construção do campo de bocha e convida outros parlamentares a colaborar financeiramente com o final daquela obra.

 

Joaquim Stein (PTB) apresentou o Projeto de Lei 074/2017, se for aprovado, a nova lei municipal cria o programa ‘Meu bairro bem cuidado’, onde iniciativas coletivas como pintura de meio fio, sinalização de faixa de pedestre, troca de lâmpadas, atividades de bem estar para os moradores e limpeza de terrenos baldios, praças e campos de futebol, serão realizadas em parceria da municipalidade com ONG’s, empresas, escolas e associações.

 

"Joaquim divergiu da proposta do vereador Renato, quanto às discussões do estatuto dos servidores públicos municipais e, através da Indicação 065/2017, solicitou que o Executivo proporcione ao quadro de servidores, cursos de capacitação, de acordo com a área de atuação. O petebista também indicou a capina e limpeza na cidade, em especial, a região da Ponte Jacinto Taquette e canteiros próximos ao destacamento policial, na entrada da cidade.

 

Felipe Delpuppo (PP) solicitou cópia da documentação sobre a licitação Pra a contratação e sobre o pagamento da empresa contratada para realizar reforma e ampliação das pontes Alcino Denadai e Jacinto Taquette. O parlamentar, através de Requerimento, pede providências para a adequação do projeto e posterior liberação para uso das pontes pelos moradores da cidade e turistas.

O progressista apresentou o PL 070/2017 que institui no município, a campanha ‘Junho Vermelho’, de incentivo a doação de sangue. O desenvolvimento rural também é uma preocupação de Felipe, o vereador espera que se torne lei o PL 071/2017, que insere anualmente um seminário para a discussão do desenvolvimento rural. Com o seminário, será elaborado o plano de Desenvolvimento Rural do município, contendo propostas e demandas do setor e a busca por soluções.

Fonte: www.noticiacapixaba.com 

error while rendering plone.comments