A Cidade
O município de Marechal Floriano situa-se na região das Montanhas Capixabas, a apenas 45 quilômetros da capital, Vitória. Sua área territorial é de 284,84 km², limitando-se ao Norte e a Oeste com Domingos Martins, ao Sul com Guarapari e Alfredo Chaves, e a Leste com Viana. Suas coordenadas geográficas são: latitude 20º24’ e longitude 40º37’. Sua altitude média é de 544 metros. O relevo é montanhoso, acidentado, formado por terras “frias”.
O clima é tropical de altitude, com temperatura amena durante a maior parte do ano. As áreas com remanescentes da Mata Atlântica localizam-se principalmente no alto dos morros. O restante da vegetação é formada por pastagens, plantio de café, culturas permanentes e temporárias. O Rio Jucu Braço Sul banha todo o município, de Oeste a Leste. Também cortam o município pequenos rios e córregos, tais como Rio Fundo e Rio Peixe Verde.
HISTÓRIA E CULTURA:
Em 22 de outubro de 1862, foi inaugurada a Vila do Braço do Sul, devido ao Braço Sul do Rio Jucu que corta o município. No dia 13 de maio de 1900 a vila recebeu o nome de Marechal Floriano, em homenagem do ex-governador José de Melo Carvalho Moniz Freire ao primeiro vice-presidente da República, Marechal Floriano Peixoto, por ocasião da visita do mesmo à vila na inauguração da Rede Ferroviária Leopoldina Railway. Foi elevado à categoria de município, emancipando-se de Domingos Martins, com a denominação de Marechal Floriano, pela Lei Estadual nº 4.571, em 30 de outubro de 1991. Tornando-se efetivamente como Município no 31 de outubro de 1991.
Conhecido pelo codinome de Cidade das Orquídeas, pela grande quantidade de espécies existentes nas matas remanescentes do município, foi predominantemente colonizado por alemães e italianos, os quais influenciaram diretamente na sua cultura. Traços dessa cultura podem ser percebidos na culinária, dança, música e arquitetura da cidade.