Confira o que aconteceu na Câmara Municipal na 21ª Sessão
Em Sessão Ordinária, realizada na noite desta terça-feira (10) a Câmara Municipal de Marechal Floriano teve um longo período de debates, onde foram abordados temas ligados a questões administrativas no setor de saúde, o destaque da dinâmica educacional dos últimos anos e a busca de solução para o trânsito no Centro da cidade. A preocupação com as consequências das chuvas e seus desdobramentos na estrutura da cidade, também tomaram força na atuação do Plenário da Casa.
Ubaldino Saraiva (PV) parabenizou os alunos e o corpo docente do curso técnico em agropecuária, ministrado na EEEFM Vitório Bravim, no distrito de Araguaia pelo projeto ‘HorizontES em Extensão,’ do Incaper, que homenageou a turma florianense como uma das melhores do estado. Ainda em educação, o verde ressaltou o trabalho da secretaria municipal, onde ressaltou o grande trabalho na realização da Olimpíada Florianense de Matemática (OFMAT).
Saraiva ressalta a importância de o município debater a implantação de estacionamento rotativo no centro comercial e a classifica como imprescindível para o comércio local ajudar a cidade a se desenvolver. Os riscos que os usuários da Rodovia BR-262 estão expostos ao transitar na via foi motivo de alerta do parlamentar da Tribuna. “São vidas que estão sendo levadas a cada dia nessa rodovia, o que poderia ser evitado”. Disse, conclamando uma união junto aos outros municípios da região para exigir do governo uma solução para a retomada das obras de duplicação.
Renato Werneck (SD) |
Renato Werneck (SD) criticou a falta de compromisso com o serviço púbico de alguns servidores do setor de saúde, onde coloca que o cargo político atrapalha no atendimento pontual, na hora em que o cidadão necessita. O vereador cita que, no setor de transporte da secretaria, se depara corriqueiramente com este tipo de problema.
Por outro lado, Renatinho da Ambulância elogia a determinação de equipe do plantão no Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva, quando atenderam ocorrência de acidente com criança, onde, segundo ele, uma vida foi salva pelo trabalho e comprometimento de médico, atendentes e equipe da enfermagem do plantão da última sexta-feira (06) ao estabilizar o paciente antes de ser encaminhado de helicóptero para hospital da capital.
Felipe Delpuppo (Progressistas) quer ampliar a campanha de combate à depressão. Por meio do Projeto de Lei nº. 127/2019 o parlamentar busca maior alcance na prevenção de males ocasionados pela doença e a busca pelo tratamento, uma vez que o preconceito e a negação, por parte do paciente podem piorar seu quadro clínico. Sua proposição altera a Lei Municipal 1.642, de 23 de julho de 2015. Sua aprovação ocasionará na “Campanha Permanente de Informação, Prevenção e Combate à Depressão e Automutilação”, a ser realizada pela municipalidade. Delpuppo também solicitou ao município, a solução para o vazamento na rede de esgoto em via pública na ladeira conhecida como ‘Morro da Macefel’, no Centro. |
Diony Stein (MDB) sugere ao prefeito municipal que instale bicicletários no centro da cidade para que o cidadão tenha segurança em deixar sua bicicleta na rua, enquanto frequenta o comércio local. Assim, afirma, o morador da cidade poderá deixar seu veículo em casa e melhorar o trânsito.
Diony Stein (MDB) |
O emedebista fez coro ao pedido de estacionamento rotativo e, também solicita, a ampliação de vagas preferenciais para idosos e deficientes. Stein fez pedido ao Executivo de pavimentação da via que liga o Condomínio Serra Verde à BR-262 e aguarda resposta positiva com relação a melhorias no acesso dos moradores daquele local.
Cezinha Ronchi (PSDB) |
Cezinha Ronchi (PSDB) foi agraciado pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) por ter sido o vereador que teve mais leis, de sua autoria, sancionadas na Legislatura passada. O tucano ressalta que é difícil, mas necessário que os projetos de Lei sejam colocados em prática e afirma que pode até, num futuro, ser pauta para o plano de governo em uma possível candidatura à Prefeitura do município. Ele pontua que busca realizar um bom trabalho e diz ter orgulho por estar representando parcela da população florianense no Legislativo.
O Museu da Imigração e a restauração da estátua do imigrante são motivos para o parlamentar falar da relevância da preservação da cultura e história que, no passar do tempo, compõem os traços que atualmente Marechal Floriano possui. Cezinha lembra que o monumento estava por ser jogado fora e o recolheu. A partir daí buscou, junto ao Executivo, uma forma para sua restauração e recolocação se tornar realidade. O vereador ainda apresentou na Sessão projetos de Lei que denominam os bairros: Cruzeiro; do Campo e Alagoinha, no distrito de Araguaia.
O vereador João Cabral, oficiou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, com a solicitação de uma unidade de atendimento para os pacientes realizarem sessões de hemodiálise na cidade de Venda Nova do Imigrante. O presidente da Casa afirma estar buscando uma articulação junto aos outros municípios da Região Serrana para sensibilizar o secretário e o governador do sofrimento desses usuários do SUS no percurso até a Grande Vitória.
Cabral (DC) |
Pelo risco iminente de acidentes na subida conhecida como ‘Morro da Macefel’, o democrata cristão está solicitando a construção de muro de arrimo no local, que sofre com erosão e pode ocasionar em acidente grave, com possíveis vítimas fatais se a pista ceder em sua lateral. Cabral indica também, que sejam cortadas árvores que estão com risco de cair sobre o calçadão da Rua Gustavo Hertel e na Rua Quinta dos Lagos. Indicação de sua autoria solicita também o reparo no calçamento das ruas: Alvino Wassen; Maria Trabach Botelho e Quinta dos Lagos.
Édia Klippel (PMN) |
As recentes chuvas que ocorreram em grande proporção na cidade preocupa a vereadora Édia Klippel (PMN) quanto ao risco do deslizamento de encostas vitimar moradores locais. Em indicações ao Executivo, a parlamentar solicita urgência na construção de muro de contenção na Rua Thieres Veloso, que dá acesso a uma escola e a BR-262, com grande fluxo de veículos e ônibus de transporte escolar, parte da rua ameaça ceder com o peso dos veículos que trafegam no local. Na mesma rua, a vereadora pede que a municipalidade faça obra em encosta que cedeu sobre a linha férrea.