Certificado Nacional de Vacinação COVID-19
O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 é um documento que comprova a vacinação do cidadão contra a COVID. O Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.
Após a vacinação, a equipe de saúde do Município realizada o registro da aplicação inserido nos sistemas de informação integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS, Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas próprios.
Com esses dados enviados e processados, é feita apresentação dessas informações no Conecte SUS. A partir desse momento, o cidadão poderá emitir o certificado no serviço de vacina do aplicativo em smartphone ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.
O certificado de vacinação digital é um avanço e facilidade para o cidadão, visto que, novos decretos e regulamentações podem obrigar a apresentação do documento para entrada em eventos, estabelecimentos e locais públicos.
Para se cadastrar no Conecte SUS e acessar o seu certificado, siga os passos abaixo.
1. Entre na loja de aplicativos e baixe o “Conecte SUS”.
2. Acesse a página de início e informe seu CPF.
3. Valide informações básicas, como data de nascimento.
4. Crie uma senha com letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.
5. Ao ser redirecionado, informe seu número de celular para receber um código de confirmação.
6. Aceite a autorização de uso de dados pessoais
7. Aceite os termos de uso
8. Veja sua página com histórico de atendimentos, exames, consultas, doações e recebimento de medicamentos.
9. Na aba “Vacinas”, clique e emita o seu certificado.
O registro também pode ser realizado em um computador por meio do site conectesus-paciente.saude.gov.br
Para mais informações acesse: https://www.iservicos.com.br/conecte-sus-aplicativo-passaporte-digital-de-imunizacao/